6 dicas para contratar os melhores funcionários para restaurantes



1. Saiba onde procurar

Saber onde procurar e como especificar sua pesquisa é essencial ao procurar novos funcionários. Embora muitos restaurantes dependam de agências de recrutamento ou de pessoas que trazem seus currículos, essa nem sempre é a melhor estratégia de recrutamento.

Em vez disso, pense em perguntar aos funcionários atuais das pessoas que eles possam saber quem seria uma boa opção para o trabalho. Você pode dar incentivos aos seus funcionários quando eles recomendarem pessoas para motivá-los a ajudá-lo a recrutar pessoas confiáveis. Como alternativa, a mídia social e o LinkedIn são ótimos meios para otimizar seu processo de recrutamento e contratação.


2. Ofereça um programa de treinamento

Recomenda-se oferecer treinamento para pessoas que estão se candidatando para trabalhar em seu restaurante. A falta de experiência pode ser algo que pode afastar as pessoas de se candidatarem a trabalhar no seu restaurante, apesar de ter todas as qualidades que procura.

Para atrair um grupo de candidatos mais amplo, você deve deixar claro que oferece um programa de treinamento para candidatos que passam por todas as etapas da entrevista. Isso aumentará o número de inscrições que você receberá e o ajudará a encontrar o ajuste perfeito.


3. Destaque a cultura corporativa da sua empresa

É extremamente importante mostrar sua empresa e o que você tem a oferecer durante todo o processo de recrutamento. Os restaurantes devem saber como se promover para potenciais candidatos e destacar as vantagens de trabalhar em seu estabelecimento (cultura da empresa, benefícios para funcionários etc.). Hoje em dia, as pessoas procuram trabalhar em empresas que tenham uma cultura corporativa alinhada com seus valores pessoais.


4. Realize várias entrevistas

Entrevistar candidatos é um dado adquirido, pois você precisa ser capaz de contrastar como eles são pessoalmente em oposição ao que você vê no papel. No entanto, muitos restaurantes apressam o processo de entrevista para preencher as vagas rapidamente, o que pode ser extremamente prejudicial a longo prazo.

Mesmo se você estiver com limitações de tempo, é importante realizar várias entrevistas e dar às pessoas algumas ocasiões diferentes para mostrar o que elas têm a oferecer. Também é uma boa ideia ter diferentes membros de sua equipe conduzindo entrevistas para que cada setor possa avaliar como eles acham que o potencial novo membro da equipe se encaixará na equipe.


5. Dê aos candidatos um período de experiência

Ter um período de experiência é uma forma de garantir que você contratou a pessoa certa. Se você acha que encontrou o candidato perfeito, o período de experiência é crucial para determinar se ele é adequado ou não.

Este período probatório lhe dá a chance de ver como eles funcionam na prática e como eles se misturam com sua equipe. Se tudo parecer bem após esse período, dê as boas-vindas a eles como um membro permanente da equipe do seu restaurante e, se não der certo, simplesmente diga a eles o motivo e comece a procurar novamente.


6. Aproveite a tecnologia

Atualmente, as empresas do setor de alimentos e bebidas dependem fortemente da tecnologia para reduzir seus custos e otimizar suas operações. A velocidade com que os restaurantes estão digitalizando seus negócios cresceu exponencialmente. Cadeias de restaurantes informais contam com pedidos on-line e quiosques de autoatendimento para reduzir os custos de mão de obra e facilitar a vida dos servidores e caixas.

A tecnologia permite que os restaurantes compensem a falta de pessoal, que provavelmente se tornará um problema no futuro. Quando os clientes fazem pedidos em uma tela, as empresas podem personalizar sua experiência, simplificar o processo de pedidos e obter oportunidades de upsell graças à inteligência artificial.

6 visualizações0 comentário