Desaceleração da inflação
Janeiro de 2024 trouxe uma desaceleração na inflação brasileira, com o IPCA marcando um aumento de apenas +0,42%, uma queda em relação ao índice de +0,56% observado em dezembro de 2023. Esta mudança foi influenciada principalmente pelos segmentos de Alimentação e Bebidas, que tiveram um acréscimo de +1,38%, e Saúde e Cuidados Pessoais, com um aumento de +0,83%.
Impacto no Setor de Alimentação e Bebidas
O grupo de Alimentação e Bebidas foi um dos principais responsáveis por essa desaceleração, apresentando um crescimento de +1,38% nos preços. Dentro deste segmento, a alimentação no domicílio teve um destaque com um aumento de +1,81%, impulsionada principalmente pelos preços de itens básicos.
O Cenário dos Restaurantes e Bares
Especificamente no setor de Restaurantes e Bares, a inflação foi de +0,25% em janeiro, posicionando-se abaixo da média geral. Esse índice reflete o 26º mês consecutivo de aumento nos preços, apesar do ritmo mais ameno de crescimento.
Variações de Preços em Detalhe
Doces em Queda: Notavelmente, o segmento de doces viu uma redução de -1,61% em seus preços, marcando uma exceção à tendência de inflação.
Alta nos Preços de Sorvete e Cafezinho: Produtos como sorvete (+1,26%) e cafezinho (+1,07%) experimentaram aumentos acima do índice geral, refletindo variações específicas de mercado.
Moderados Aumentos em Bebidas e Lanches: Bebidas como cerveja (+0,34%) e itens de menu como lanches (+0,32%) e refeições (+0,17%) apresentaram ajustes de preços mais modestos.
Análise realiza pela Future Tank, Consultoria de estratégia e gestão e parceira da ANR.
Comments