top of page

Como satisfazer o cliente mesmo com sua equipe reduzida?




Estamos na época mais maravilhosa do ano, com as festividades gerando receitas significativas para os restaurantes. Mas com a escassez de mão de obra de hoje, a próxima temporada festiva está causando muitas dores de cabeça para os donos de restaurantes, pois eles tentam continuar oferecendo a melhor experiência gastronômica que seus clientes esperam.

Aqui estão algumas dicas para manter os clientes satisfeitos, apesar de ter poucos funcionários.


1. Promova maior índice de pedidos online.

Ofereça grandes descontos ou brindes para os clientes para incentivá-los a usar esse canal de vendas. Você pode anunciar em seu restaurante, na embalagem que usa para embalagens fora do estabelecimento, nas mídias sociais ou por meio de boletins informativos por e-mail e mensagens de texto.


2. Use soluções de mesa automatizadas e sem contato

Descubra se sua plataforma de pedidos online oferece pedidos e pagamentos sem contato, como o Jotajá. Isso significa que seus convidados acessarão seu menu por meio de um código QR, farão o pedido e pagarão por suas refeições com seus smartphones. Isso contribui para aumentar a eficiência dos empregados de mesa e eliminam a necessidade de os funcionários desinfetarem constantemente menus e terminais.


3. Considere limitar o horário de funcionamento

Pode parecer óbvio para os donos de restaurantes que precisam de margem, reduzir o tempo que os clientes podem realmente acessar seu negócio, mas muitos empreendedores estão analisando friamente seus níveis de desempenho (nível de convidados no local, pedidos online...) por dia e hora do dia ao avaliar seus horários de funcionamento.

Vemos hoje muitos restaurantes estão fechados para o almoço ou dia de segunda-feira.

Dê uma olhada em seus números. Há algum período em que você está apenas empatando, ou até mesmo perdendo dinheiro? Você pode fechar durante esses períodos e usar o dinheiro que economizou para fornecer pequenos bônus aos funcionários.


4. Reduza seu cardápio

Você pode mitigar a pressão sobre sua cozinha avaliando quais itens de menu são os mais populares e oferecem o melhor retorno para seus investimentos. Há algum item de menu de perda ou de pequena margem que não está se convertendo nas vacas leiteiras que você esperava? Talvez alguns de seus pratos sejam complexos e exijam mais tempo e experiência de sua equipe.

Naturalmente, você não deseja eliminar as refeições populares que fizeram o nome do seu restaurante. No entanto, retirar alguns itens do cardápio, mesmo que temporariamente, dá à sua equipe mais tempo para servir a comida que os clientes desejam. É também uma grande oportunidade para dar asas à sua criatividade para novas ideias de menu após as festas de fim de ano.


5. Concentre-se no upselling

A venda de itens de menu e bebidas é fácil durante as festas de fim de ano, com todos procurando se divertir e se deliciar com algo especial. Seja com sua solução de pedidos online que possui módulo de upselling ou treinando seus garçons no local, lembre-se que é importante estar sempre vendendo!

Ofereça promoções especiais para os clientes que estão ocupados durante este período festivo para que não tenham que cozinhar em casa. Faça upsell de bebidas e sobremesas temáticas de fim de ano para atrair as pessoas a adicionar produtos às suas contas.

Aumentar o tamanho de cada ticket médio é uma abordagem infalível para melhorar suas margens.


Embora essas dicas importantes não sejam a panacéia para eliminar a escassez de mão de obra que seu restaurante está enfrentando, esperamos que elas possam aliviar parte do estresse.


Boa sorte e boas férias!

9 visualizações0 comentário
bottom of page