top of page

O impacto dos totens de autoatendimento no segmento de foodservice


totem de autoatendimento

Com o avanço constante dos recursos tecnológicos e as mudanças no comportamento do cliente, que agora tem um papel mais ativo em suas escolhas de consumo, empreender requer estar sempre atualizado com as tendências de mercado. É necessário buscar soluções inovadoras para atrair e reter os consumidores, além de aumentar a receita.


Nos cinemas e aeroportos, os terminais de autoatendimento já conquistaram os clientes e agilizaram os processos. A tecnologia que permite aos consumidores comprar ingressos e fazer check-ins para viagens está se tornando uma tendência também no setor de alimentação nos últimos meses.


De acordo com uma pesquisa da Croma Marketing Solutions, 60,4% dos brasileiros planejam utilizar a tecnologia de autoatendimento para fazer compras nos próximos anos. Com consumidores cada vez mais independentes, essas plataformas não só melhoram a experiência do cliente, mas também contribuem de forma criativa para o aumento das receitas.


Essa solução oferece uma visualização mais intuitiva do cardápio, permitindo que o cliente acesse as opções com agilidade, aumentando sua autonomia durante todo o processo. Além disso, é possível criar uma jornada personalizada que esteja alinhada com a identidade da marca, fortalecendo ainda mais a conexão com o cliente.


Outra vantagem é a rapidez na entrega dos pratos, uma vez que o sistema envia os pedidos diretamente para a equipe da cozinha iniciar o preparo. A tecnologia também evita erros cometidos por atendentes, como esquecer algum detalhe do pedido, o que pode ocorrer facilmente durante a transmissão das informações para os cozinheiros. Os terminais de autoatendimento também ajudam a reduzir as filas no estabelecimento, evitando sobrecarregar os atendentes, especialmente quando o restaurante está cheio.


O autoatendimento ainda proporciona economia de custos para o estabelecimento. Com todas as funções desempenhadas pelos terminais, os gestores economizam em contratação de atendentes, além de reduzirem o investimento em materiais impressos, como cardápios e comandas de papel.


Com a chegada da era digital, a inovação se tornou fundamental e, a cada dia, o autoatendimento se torna mais realidade. Com a estratégia adequada, essa tecnologia pode ser uma ferramenta essencial para obter resultados de vendas mais expressivos e fidelizar os consumidores. Acompanhar o mercado de forma inteligente vai além de uma tendência passageira, é uma questão de inteligência comercial.

5 visualizações0 comentário
bottom of page